Cloridrato de Ciprofloxacino

No mundo corrido que vivemos, geralmente temos algum problema relacionado à saúde, o que atrapalha nossos planos. Seja alguma doença decorrente do clima, ingestão de alimentos contaminados ou simplesmente falta de prevenção. Em todos os casos sempre recorremos à medicamentos que possam ajudar a combater a doença e aliviar os sintomas.

Nessa onda de medicação muito se tem falado sobre o Cloridrato de Ciprofloxacino, mas nem todos sabem o que de fato é essa substância. Vamos então falar sobre ele, pra quê é usado geralmente e os benefícios que pode trazer a partir do seu uso.

O que é Ciprofloxacina?

É um medicamento é usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas. Ciprofloxacina pertence a uma classe de medicamentos chamados antibióticos quinolonas. Funciona parando o crescimento de bactérias.

Este antibiótico trata apenas infecções bacterianas. Não funcionará para infecções por vírus (como resfriado comum , gripe). O uso desnecessário ou uso excessivo de qualquer antibiótico pode levar à sua eficácia diminuída.


Qual a composição?

Cada comprimido de Ciprofloxacina 500 mg contém 582,20 mg de cloridrato de ciprofloxacina equivalente a 500 mg de ciprofloxacina (DCI).

→ Cada tablete contém:

  • Croscarmelose de sódio;
  • Celulose microcristalina;
  • Povidona;
  • Estearato de magnesio.
→ O revestimento de filme de comprimido consiste em:

  • Hipromelose;
  • Lactose mono-hidratada;
  • Dióxido de titânio E171;
  • Macrogol 4000;
  • Citrato de sódio;
  • Água purificada.

Para Quê Serve e Como Tomar?

Para quê serve?O cloridrato de ciprofloxacino é usado para o tratamento de infecções, desde as mais graves às mais leves. Costuma ser efetivo em casos de gonorréia, pneumonia, prostatite, infecções abdominais, diarreia bacteriana, dentre outras coisas.

Em geral não é receitado logo de cara, já que existem medicamentos mais específicos para cada doença. Ainda assim, costuma ser muito eficaz no tratamento de diversos problemas relacionados à infecção.

Nos casos de pneumonia o cloridrato de ciprofloxacino é medicamento principal de tratamento. Sua ação no organismo tende a ser muito rápida, dando indícios de melhora desde os primeiros usos.


Para quem é indicado a Ciprofloxacino?

Para quem é indicadoA composição do cloridrato de ciprofloxacino é indicada para o tratamento de doenças relacionadas à pele também. Além de cuidar e melhorar a qualidade de vida, também ajuda a combater microorganismos que vivem em nossa pele.

Por isso, também é uma boa pedida para quem tem problemas de dermatites ou algo relacionado. Também pode ser útil aos ossos e articulações, sendo aliado para mais tipos de complicações.

Para quem tem a imunidade baixa, o ideal é que seja feito um acompanhamento médico para evitar maiores complicações.


Contraindicações e Riscos

Contraindicações e RiscosÉ comum termos remédios que não possam ser usados por um grupo específico, e é um dos casos do cloridrato de ciprofloxacino.

Apesar dos benefícios gerados, nem todos podem fazer uso da substância, sob risco de reações indesejadas. No caso do cloridrato de ciprofloxacino não é indicada a ingestão por crianças, podendo causar sérias lesões ósseas.

Mesmo tendo ação benéfica para a saúde óssea e das articulações de adultos, em crianças só traz prejuízos. Isso acontece pelo fato de que o corpo ainda está em desenvolvimento e precisa de certos microorganismos para isso.

Assim, ao agredir esses microorganismos, algumas células, que estão frágeis, acabam morrendo. Isso causa enormes lesões nos ossos e prejudica a articulação, por isso seu uso não é indicado.

Somente é permitido quando há problemas respiratórios e com o devido acompanhamento médico. Também não é indicado para grávidas ou lactantes, já que a substância pode passar para o bebê.

O uso por pessoas com epilepsia pode aumentar e facilitar os quadros convulsivos, não sendo opção indicada. Portanto, em qualquer caso, faça um acompanhamento médico antes de usar o cloridrato de ciprofloxacino, a fim de evitar algum tipo de problema mais grave.


Efeitos Colaterais

Efeitos ColateraisEm geral, o uso de drogas como essa pode causar algum tipo de efeito colateral, alguns mais fortes, outros mais fracos.

Seja pela substância principal, seja pela reação com a interação medicamentosa, o fato é que pode gerar alguns desconfortos. O cloridrato de ciprofloxacino costum ter boa aceitabilidade pelo organismo humano e registra poucos efeitos colaterais.

Nas ocorrências relatadas, existe a presença de :

  • Diarreias;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas ou dores abdominais.
Em poucos casos registrou alucinações, em decorrência do uso em grande quantidade e por muito tempo.

O ideal é que ao sentir qualquer complicação decorrente do uso do medicamento, suspender o uso e buscar atendimento.

Algumas ocorrências também apontam para o aparecimento de tendão de aquiles, no entanto é mais frequente em idosos. Doenças crônicas nos tendões também podem ocasionar algum tipo de complicação através do uso do medicamento.

O uso acompanhado por profissional pode prevenir os efeitos colaterais e atuar de forma firme na doença. Usar de maneira indiscriminada pode ocasionar outros problemas mais graves, além de não ter a efetividade esperada.

Como qualquer antibiótico deve ser observado com cautela, para que a banalização do seu uso não fortaleça o vetor da infecção.


Qual o preço e onde encontrar?

Preço do Cloridrato de CiprofloxacinoO cloridrato de ciprofloxacino é vendido em diversas farmácias no Brasil, o preço pode variar bastante de R$ 19,62 a R$ 65,78.

Como qualquer medicamento pode ser encontrado em qualquer farmácia, ou em farmácias de manipulação. Pode ser adquirida também pela internet de modo mais simples e sem muitas complicações.

Sendo antibiótico a receita pode ser cobrada, tendo a assinatura de um médico que tenha prescrito o medicamento. De qualquer forma o que se espera é que antes de optar pelo uso do cloridrato de ciprofloxacino procure um médico e explique toda a situação.

Assim pode evitar algum tipo de problema mais grave, como o agravamento da infecção ou aparecimento de um outro quadro de doença.

Então caso queira começar usar o cloridrato de ciprofloxacino procure um especialista, converse sobre, para que a eficácia possa ser observada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *